Ciências Humanas

Matriz Referência do ENEM

Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que 
constituem as identidades 
 
H1 -Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais 
acerca de aspectos da cultura. 
 
H2 -Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
 
H3 -Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos 
históricos. 
 
H4 -Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre 
determinado aspecto da cultura. 
 
H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade do 
patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. 
 
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços 
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de
poder. 
 
H6 -Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos 
espaços geográficos. 
 
H7 -Identificar os significados histórico-geográficos das relações de 
poder entre as nações 
 
H8 -Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica 
dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem 
econômico-social. 
 
H9 -Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas 
e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. 
 
H10 -Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e 
a importância da participação da coletividade na transformação da realidade 
histórico-geográfica. 
 
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das 
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes 
grupos, conflitos e movimentos sociais. 
 
H11 -Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no 
espaço. 
 
H12 -Analisar o papel da justiça como instituição na organização das 
sociedades. 
 
H13 -Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para 
mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. 
 
H14 -Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos 
e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica 
acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. 
 
H15 -Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos 
ou ambientais ao longo da história. 
 
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas
e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do 
conhecimento e na vida social. 
 
H16 -Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na 
organização do trabalho e/ou da vida social. 
 
H17 -Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no
processo de territorialização da produção. 
 
H18 -Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e 
suas implicações sócio-espaciais. 
 
H19 -Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que 
determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural 
e urbano. 
 
H20 -Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações 
impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 
 
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para
compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, 
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. 
 
H21 -Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da
vida social. 
 
H22 -Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às 
mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. 
 
H23 -Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política 
das sociedades. 
 
H24 -Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. 
 
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. 
 
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, 
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos 
históricos e geográficos. 
 
H26 -Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios 
físicos e as relações da vida humana com a paisagem. 
 
H27 -Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio 
físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. 
 
H28 -Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais
em diferentes contextos histórico-geográficos. 
 
H29 -Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço 
geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações 
humanas. 
 
H30 -Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no
planeta nas diferentes escalas. 

 

ENEM 2015