Ciências Humanas
Matriz Referência do ENEM
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que
constituem as identidades
H1 -Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais
acerca de aspectos da cultura.
H2 -Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 -Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
H4 -Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre
determinado aspecto da cultura.
H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade do
patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de
poder.
H6 -Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos
espaços geográficos.
H7 -Identificar os significados histórico-geográficos das relações de
poder entre as nações
H8 -Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica
dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem
econômico-social.
H9 -Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas
e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 -Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e
a importância da participação da coletividade na transformação da realidade
histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes
grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 -Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
espaço.
H12 -Analisar o papel da justiça como instituição na organização das
sociedades.
H13 -Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para
mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 -Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos
e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica
acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 -Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos
ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas
e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
H16 -Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na
organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 -Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no
processo de territorialização da produção.
H18 -Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e
suas implicações sócio-espaciais.
H19 -Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que
determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural
e urbano.
H20 -Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações
impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para
compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 -Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da
vida social.
H22 -Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às
mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 -Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política
das sociedades.
H24 -Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
H26 -Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios
físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 -Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio
físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 -Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais
em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 -Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço
geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações
humanas.
H30 -Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no
planeta nas diferentes escalas.