Linguagens

Matriz Refência do ENEM

 
Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na 
escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. 
 
H1 -Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de 
caracterização dos sistemas de comunicação. 
 
H2 -Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e 
informação para resolver problemas sociais. 
 
H3 -Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, 
considerando a função social desses sistemas. 
 
H4 -Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos 
sistemas de comunicação e informação. 
 
Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como 
instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*. 
 
H5 –  Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. 
 
H6 -Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as 
possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. 
 
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. 
 
H8 -Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da 
diversidade cultural e linguística. 
 
Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante 
para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. 
 
H9 -Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de 
necessidades cotidianas de um grupo social. 
 
H10 -Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das 
necessidades cinestésicas. 
 
H11 -Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os 
limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. 
 
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador 
de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. 
 
H12 -Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em 
seus meios culturais. 
 
H13 -Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, 
padrões de beleza e preconceitos. 
 
H14 -Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se 
apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. 
 
Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das 
linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, 
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção 
e recepção. 
 
H15 -Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando 
aspectos do contexto histórico, social e político. 
 
H16 -Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção 
do texto literário. 
 
H17 -Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes 
no patrimônio literário nacional. 
 
Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes 
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de 
significados, expressão, comunicação e informação. 
 
H18 -Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a 
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 
 
H19 -Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas 
de interlocução. 
 
H20 -Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória 
e da identidade nacional. 
 
Competência de área 7 -Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes 
linguagens e suas manifestações específicas. 
 
H21 -Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais 
utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. 
 
H22 -Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 
 
H23 -Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público 
alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. 
 
H24 -Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento 
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. 
 
Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua 
materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da 
própria identidade. 
 
H25 -Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam 
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. 
 
H26 -Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. 
 
H27 -Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações 
de comunicação. 
 
Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto 
das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no 
desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às 
linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de 
produção e aos problemas que se propõem solucionar. 
 
H28 -Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação 
e informação. 
 
H29 -Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e 
informação. 
 
H30 -Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das 
sociedades e ao conhecimento que elas produzem. 
 

 

ENEM 2015


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