Matemática
Matriz Referência do ENEM
Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais,
inteiros, racionais e reais.
H1 -Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações
dos números e operações -naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 -Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 -Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 -Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de
argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando
conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para
realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 -Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no
espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 -Identificar características de figuras planas ou espaciais.
H8 -Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos
de espaço e forma.
H9 -Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção
de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas
para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 -Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 -Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação
do cotidiano.
H12 -Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 -Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento
consistente.
H14 -Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
geométricos relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 4 -Construir noções de variação de grandezas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 -Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16 -Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas,
direta ou inversamente proporcionais.
H17 -Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como
recurso para a construção de argumentação.
H18 -Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação
de grandezas.
Competência de área 5 -Modelar e resolver problemas que envolvem
variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações
algébricas.
H19 -Identificar representações algébricas que expressem a relação entre
grandezas.
H20 -Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 -Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos
algébricos.
H22 -Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a
construção de argumentação.
H23 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
algébricos.
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e
social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de
tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 -Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer
inferências.
H25 -Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 -Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso
para a construção de argumentos.
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e
não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos
adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de
probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em
uma distribuição estatística.
H27 -Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto
de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados
(não em classes) ou em gráficos.
H28 -Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de
estatística e probabilidade.
H29 -Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como
recurso para a construção de argumentação.
H30 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando
conhecimentos de estatística e probabilidade.