Matemática

Matriz Referência do ENEM

 
Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, 
inteiros, racionais e reais. 
 
H1 -Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações
dos números e operações -naturais, inteiros, racionais ou reais. 
 
H2 -Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. 
 
H3 -Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. 
 
H4 -Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de 
argumentos sobre afirmações quantitativas. 
 
H5 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando
conhecimentos numéricos. 
 
Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para 
realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. 
 
H6 -Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no 
espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 
 
H7 -Identificar características de figuras planas ou espaciais. 
 
H8 -Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos
de espaço e forma. 
 
H9 -Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção
de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 
 
Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas
para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 
 
H10 -Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 
 
H11 -Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação
do cotidiano. 
 
H12 -Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 
 
H13 -Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento
consistente. 
 
H14 -Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
geométricos relacionados a grandezas e medidas. 
 
Competência de área 4 -Construir noções de variação de grandezas para a  
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 
 
H15 -Identificar a relação de dependência entre grandezas.
 
H16 -Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, 
direta ou inversamente proporcionais. 
 
H17 -Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como
recurso para a construção de argumentação. 
 
H18 -Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação
de grandezas. 
 
Competência de área 5 -Modelar e resolver problemas que envolvem 
variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações
algébricas. 
 
H19 -Identificar representações algébricas que expressem a relação entre
grandezas. 
 
H20 -Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. 
 
H21 -Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos 
algébricos. 
 
H22 -Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a 
construção de argumentação. 
 
H23 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
 algébricos. 
 
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e
social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de
tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. 
 
H24 -Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer 
inferências. 
 
H25 -Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. 
 
H26 -Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso 
para a construção de argumentos. 
 
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e 
não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos
adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de
probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em
uma distribuição estatística. 
 
H27 -Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto
de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados 
(não em classes) ou em gráficos. 
 
H28 -Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de 
estatística e probabilidade. 
 
H29 -Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como
recurso para a construção de argumentação. 
 
H30 -Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando 
conhecimentos de estatística e probabilidade. 

 

ENEM 2015