Ciências da Natureza

Matriz Referência do ENEM

Competência de área 1 –  Compreender as ciências naturais e as 
tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo 
seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico
e social da humanidade. 
 
H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios
ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. 
 
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde 
ououtro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. 
 
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no 
senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. 
 
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a 
qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou 
utilização sustentável da biodiversidade. 
 
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias 
associadas às ciências naturais em diferentes contextos. 
 
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. 
 
H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação 
ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. 
 
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a 
comparaçãode materiais e produtos, tendo em vista a defesa do 
consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. 
 
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em
degradaçãoou conservação ambiental a processos produtivos e 
sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. 
 
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, 
utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou 
matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos 
ou físicos neles envolvidos. 
 
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do 
fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que 
podem causar alteraçõesnesses processos. 
 
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte 
e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, 
produtivos ou sociais. 
 
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da 
biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos 
envolvidos em produtos biotecnológicos. 
 
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de 
atividades sociaisou econômicas, considerando interesses contraditórios. 
 
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos 
e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, 
relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e 
características individuais. 
 
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo 
ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. 
 
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, 
como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, 
sexualidade, entre outros. 
 
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou 
processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas 
biológicos. 
 
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, 
processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. 
 
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios 
das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. 
 
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de 
linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou 
biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas 
ou linguagem simbólica. 
 
H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, 
sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. 
 
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais
que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, 
econômica ou ambiental. 
 
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em 
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico
tecnológicas. 
 
H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, 
substâncias, objetos ou corpos celestes. 
 
H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos 
naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica 
e(ou) do eletromagnetismo. 
 
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a 
radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais 
ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas
ou ambientais. 
 
H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de 
energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, 
ambientais, sociais e/ou econômicas. 
 
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química 
para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções 
científicotecnológicas. 
 
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar 
materiais, substâncias ou transformações químicas. 
 
H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, 
rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais 
de sua obtenção ou produção. 
 
H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção 
ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando 
transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. 
 
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando 
conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios. 
 
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para,
em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções 
científictecnológicas. 
 
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo 
de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em 
especial em ambientes brasileiros. 
 
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando 
implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias 
primas ou produtos industriais. 
 
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas 
que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva 
ou do ambiente. 
 

 

ENEM 2015