Ciências da Natureza
Matriz Referência do ENEM
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as
tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo
seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico
e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios
ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde
ououtro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no
senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a
qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou
utilização sustentável da biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias
associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação
ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a
comparaçãode materiais e produtos, tendo em vista a defesa do
consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em
degradaçãoou conservação ambiental a processos produtivos e
sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação,
utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou
matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos
ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do
fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que
podem causar alteraçõesnesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte
e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais,
produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da
biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos
envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de
atividades sociaisou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos
e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana,
relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e
características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo
ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos,
como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente,
sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou
processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas
biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões,
processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios
das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de
linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou
biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas
ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos,
sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais
que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social,
econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico
tecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas,
substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos
naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica
e(ou) do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a
radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais
ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas
ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de
energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas,
ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química
para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científicotecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar
materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas,
rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais
de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção
ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando
transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando
conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para,
em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científictecnológicas.
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo
de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em
especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando
implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias
primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas
que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva
ou do ambiente.