Formato da Prova e temas cobrados:
O ENEM é um exame dividido em quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 45 questões, além de um tema para a redação. Cada prova possui a seguinte estrutura:
Prova I - Ciências Humanas
História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova II - Ciências da Natureza
Química, Física e Biologia.
Prova III - Linguagens e Códigos
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova VI - Matemática
Matemática.
Prova V - Redação
Texto dissertativo argumentativo.
Por que o ENEM é importante?
É utilizado pelo governo para avaliar o Ensino Médio no país;
O ENEM, além de ser utilizado pelo governo para avaliar o ensino médio no País, é parte do processo seletivo, e até seu substituto, para ingresso em mais de 600 instituições de ensino superior. Essa relação inclui as principais universidades públicas brasileiras, assim como centenas de Universidades e Faculdades privadas.
Você sabe quais são as universidades que utilizam o ENEM como vestibular? Clique aqui e faça sua pesquisa.
O ENEM conta pontos para os candidatos a bolsas do PROUNI (Programa Universidade Para todos), sistema de financiamento de estudantes para que consigam finalizar suas graduações sem problemas financeiros. Clique aqui para conhecer o site oficial do PROUNI.
O ENEM funciona como certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos, atestando que a pessoa conseguiu atingir pontuação adequada com os padrões de educação exigidos pelo governo brasileiro.
Por que o ENEM é diferente?
A maioria dos exames escolares e vestibulares avalia os estudantes separando os conhecimentos por disciplinas e cobrando informações pontuais, como datas, nomes e outros dados que dependem mais de memorização, do que de raciocínio crítico. O ENEM é diferente, pois estimula essa capacidade crítica, permitindo que a aprendizagem seja integrada entre diversos campos do conhecimento.
No ENEM, as questões priorizam o raciocínio e exigem conhecimento de diversas áreas para responder cada pergunta, em um formato mais próximo ao uso que fazemos das informações na vida real.
::ENEM 2015
CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
Uma das dúvidas que cercam a cabeça dos candidatos que farão as provas do ENEM é como obter o certificado do ensino médio Enem 2015. Tal certificado é apenas um dos benefícios que o Exame Nacional do Ensino Médio proporciona. Com a nota do ENEM 2014 os estudantes também poderão concorrer a vagas em Universidades Federais (pelo SISU), e bolsas integrais ou parciais de estudo em instituições particulares (PROUNI).
Desde 2009, quando o ENEM passou a ser realizado de uma nova forma, suas médias passaram a ser utilizadas para esta certificação de conclusão. O ENEM substituiu o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) para o nível médio no Brasil, que atuava nessa área de certificação.
O primeiro requisito para tentar o certificado do ensino médio ENEM 2015 é estar atento no ato da inscrição e marcar a opção indicando que você deseja obtê-lo. Marcada esta opção, caberá ao candidato alcançar 400 pontos nas provas objetivas de cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso o aluno alcance 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica de área. O solicitante deverá apresentar CPF e o número de inscrição do ENEM ao órgão certificador. Além do desempenho exigido, o estudante necessita comprovar idade mínima de 18 anos.
O certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2015 não é fornecido pelo organizador do processo, o INEP. Ele é disponibilizado pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais que são julgados aptos a emiti-los. Estas secretarias e institutos fazem parte de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) que lhe permite ter o acesso ao resultado do ENEM 2015. É dever do próprio estudante se dirigir aos institutos para requerer o certificado.
A certificação pelo ENEM é destinada aos que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade. Logo, ao solicitar o certificado, o candidato não precisa comprovar frequência escolar.
Para maiores informações vá até a Secretaria Estadual de Ensino de sua região. Visite também o site do INEP sobre o Enem através do link www.enem.inep.gov.br. Continue também visitando nosso site e fique por dentro das informações que giram em torno do Exame Nacional do Ensino Médio.
SUPORTE ENEM
ENEM 2016
COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.