NOSSO DESEJO É FORMAR
JOVENS FELIZES!
Estimado(a) estudante, seja bem-vindo (a)!
Temos um imenso prazer em lhe receber para mais um ano de trabalho, onde compartilharemos juntos aprendizados e comemoraremos cada pequena vitória nessa caminhada. Durante o ano letivo de 2014, esperamos que você sinta orgulho de fazer parte desta escola.
A escola, que você escolheu para ser sua, vem trabalhando um modelo de gestão democrática e participativa, procurando desenvolver ações conjuntas junto ao Estado e Município, de forma a criar a união necessária para a melhoria da qualidade do ensino médio.
Criada em 1938, inicialmente como Escolas Reunidas, em 1954 passou a ser chamado Grupo Escolar Adahil Barreto. Em 17/10/75 foi registrada na Secretaria da Educação, como Escola de 1º Grau Adahil Barreto, pelo Decreto no 11.493. Passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental e Médio Adahil Barreto pelo Decreto 25.997 de 06/09/00. Atualmente, Escola tipo B, oferta o curso de Ensino Médio nos termos do Decreto 30.282 de 04/08/10, passando a denominar-se Escola de Ensino Médio Adahil Barreto. Hoje, tem como MISSÃO: proporcionar um ensino de qualidade com equidade e foco no sucesso do aluno.
Para tanto, trabalha vários projetos, entre eles: 1. O Programa Aprender Pra Valer - tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano, bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica, que se efetiva por meio das seguintes ações: 1.1. “Projeto Primeiro, Aprender!” sob o lema “Ler bem para aprender pra valer”, que surgiu da necessidade do desenvolvimento de uma ação específica no 1º ano do Ensino Médio com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas; 1.2. Superintendência Escolar - serviço que busca, através de uma ação dinamizadora, desenvolver estratégias de acompanhamento e monitoramento à gestão escolar, com foco no aperfeiçoamento pedagógico e na melhoria da aprendizagem dos estudantes. 1.3. Avaliação Censitária do Ensino Médio – consiste no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, para operacionalização de avaliações externas anuais, de todos os alunos das três séries do ensino médio, tendo em vista o acompanhamento do progresso acadêmico de cada aluno, de forma a orientar ações de melhoria a serem implementadas pelas escolas, pelos professores e pelos próprios alunos. 1.4. Projeto Professor Diretor de Turma - busca construir uma relação professor-aluno cuja finalidade é a desmassificação do ensino. II. ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador), o objetivo é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea; III. Jovem de Futuro (JF), um projeto de Gestão Escolar para Resultados, em parceria com o Instituto Unibanco, que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 (três) anos, melhorar substancialmente seu desempenho. O JF é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo, garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o ensino médio.
Por fim, você é convidado(a) a conhecer o Regimento Escolar, documento administrativo e normativo. Como Lei Maior da escola, estabelece um conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar; a forma de trabalho e as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos os que interagem no ambiente escolar. Entre os DIREITOS do segmento aluno, queremos destacar os que são indispensáveis ao seu conhecimento: ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem qualquer discriminação; participar de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e outras destinadas à sua formação, bem como envolver-se com os espaços de aprendizagens disponíveis no ambiente escolar; receber tratamento especial por motivo de gestação ou saúde, comprovando com atestado médico; sair durante a aula por motivo justo, somente uma única vez, em separado e horário alternado e entrar na escola até 10 (dez) minutos após o toque da entrada inicial, mediante justificativa, exceto para os alunos da zona rural que apresentarem complicações relativas ao seu deslocamento. Dentre os DEVERES, enfatizamos: cumprir as normas regimentais programadas pela Escola, para o desenvolvimento dos planos de curso; ser assíduo e pontual às atividades programadas pela escola; respeitar toda a comunidade escolar; zelar pela limpeza e conservação do patrimônio público, indenizando qualquer prejuízo ou dano material causado sob sua responsabilidade; adentrar na escola, no horário de aula, obrigatoriamente fardado e no contra turno com trajes adequados; permanecer na sala de aula, sem retirar-se para fazer trabalhos de outras disciplinas; ter moderação e respeito nas dependências da Escola, quanto às manifestações afetivas de namoro; e cumprir a Lei 14.146/08 que se refere ao uso de aparelhos celulares, som e similares.
Carinhoso abraço do Núcleo Gestor e votos de muito sucesso!
AUTONOMIA e DIÁLOGO:
sustentando as boas práticas pedagógicas