O QUE É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS? 
 
Compõe a parte curricular transversal que se assume como “espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, com recurso nomeadamente, ao intercâmbio de experiências vividas pelos alunos e à sua participação, individual e coletiva, na vida da turma, da escola, da comunidade”. Ou seja, são aulas que trabalham com dinâmicas, fazendo os alunos refletirem quem sou, como o grupo me analisa e como eu me analiso, mudando de astral, o que gosto e não gosto, amigos de verdade, projeto de vida, família, etc.
Segundo o Relatório Delors, “as componentes de uma educação para a cidadania estão abrangidas no emblemático conjunto de aprendizagens fundamentais, referidas em quatro pilares da Educação:
 
1. Aprender a conhecer;
2. Aprender a fazer;
3. Aprender a ser;
4. Aprender a viver juntos
 
Estes pilares serão trabalhados a partir da aula de Formação para a Cidadania:
 
i. Pelo Diretor  de Turma em colaboração com  todo o coletivo de professores da turma (Conselho de Turma) e Núcleo Gestor;
ii. Com os alunos em dinâmica de grupo, assembleia de  turma, debate, trabalho individual. 

 
FINALIDADES
 
i. Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania;
ii. Promover o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e do respeito mútuo que contribuam  para a formação de cidadãos autônomos, participativos, tolerantes e civicamente responsáveis;
iii. Desenvolver valores da solidariedade e do respeito pela diferença;   
iv. Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola, e da comunidade, bem como os   princípios democráticos que orientam o seu funcionamento;
v. Fomentar situações de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos alunos;
vi. Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e da democracia;
vii. Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das instituições.

 
PLANEJAMENTO
 
Os   conteúdos   programáticos são flexíveis e planejados em Conselho de Turma, de acordo com a prioridade do grupo de alunos em questão, após feita a caracterização e levantado o diagnóstico da Turma.
 
Far-se-á de forma diversificada atendendo:
 
i. À idade;
ii. Níveis de desenvolvimento;
iii. Solicitações;
iv. Interesses e preocupações dos alunos ou turmas;
v. Os conteúdos programáticos são flexíveis e planejados em Conselho de Turma, de acordo com a prioridade do grupo de alunos em questão.

 
DINÂMICAS E APRENDIZAGEM
 
Potencializar situações de:
i. Reflexão;
ii. Cooperação;
iii. Expressão de opiniões;
iv. Expressão de sentimentos;
v. Partilha de preocupações;
vi. Confrontação de idéias;
vii. Discussão;
viii.Negociação;
ix. Decisão;
x. Identificação e resolução de problemas;
xi. Aprofundar assuntos específicos nas respectivas disciplinas;
xii. Fomentar participação ativa na vida da escola;
xiii.Proporcionar  sessões de esclarecimento/debate em grupos e/ou Assembléia de Turma;
xiv. Implementar a auto-avaliação;
xv. Avaliar   de   forma   contínua   as   competências   adquiridas   /   desenvolvidas   / demonstradas.   

 
TEMAS A TRATAR (SUGESTÕES)  
 
i. Dimensão Escolar
ii. Dimensão Humana;
iii. Dimensão Cultural;
iv. Dimensão Social;
v. Dimensão Ambiental;
vi. Dimensão Política.

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO ESCOLAR (SUGESTÕES) 
 
i. Funcionamento da Assembleia de Turma;
ii. Eleição de líder e vice-líder;
iii. Direitos e deveres dos alunos;
iv. Composição e Competências dos Órgãos da Escola;
v. Participação do aluno na vida da escola;
vi. Higiene e Segurança na Escola;
vii. Preservação do Patrimônio Escolar;
viii.Orientação Vocacional/Profissional;

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO HUMANA (SUGESTÕES)
 
i. Direitos Humanos;
ii. Trabalho Infantil;
iii. Escravatura;
iv. Violência;
v. Racismo;
vi. Xenofobia;
vii. Discriminação;
viii.Paz;
ix. Tolerância;
x. Amizade;
xi. Solidariedade;
xii. Apoio aos portadores de necessidades especiais, idosos...;
xiii.Prostituição infanto-juvenil;
xiv.Tráfico de mulheres;
xv. Drogas;
xvi. Alcoolismo juvenil.

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO CULTURAL (SUGESTÕES)
 
i. Hino Nacional e do Ceará;
ii. Bandeira Nacional, do Ceará e do município;
iii. Valorização da Cultura do País e da Cultura Imigrante;   
iv. Preservação do Patrimônio;
v. Fundamentalismo Religioso;
vi. Tolerância Religiosa.

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO SOCIAL (SUGESTÕES)
 
i. Família;
ii. Educação Sexual;
iii. Educação para a Saúde;
iv. Educação do Consumidor;
v. Associativismo;
vi. Preenchimento de Formulários/Documentos
vii. Prevenção de Comportamentos de Riscos (álcool, droga, tabaco, aids);
viii.Prevenção Rodoviária;
ix. Emigração/Imigração,
x. Voluntariado;
xi. Papel dos Meios de Comunicação Social;
xii. Trabalhar as várias etnias, gênero, classes sociais.

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO AMBIENTAL (SUGESTÕES)
 
i. Poluição;
ii. Defesa de Zonas Protegidas;
iii. Proteção dos Seres Vivos;
iv. Seres Vivos em Vias de Extinção;
v. Energias Renováveis e não Renováveis;
vi. Energias Poluentes e não Poluentes;
vii. Agricultura Biológica;
viii.Desmatamento.

 
TEMAS A TRATAR EM DIMENSÃO POLÍTICA (SUGESTÕES)
 
i. Governo Federal;
ii. Governo Estadual;
iii. Câmara municipal;
iv. Congresso Nacional (Câmara dos Deputados  e Senado Federal);
v. Eleição e Partidos Políticos;
vi. Constituição da República;
vii. Organizações estudantis.

 
NÍVEL DE ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES
 
i. Estar de acordo com os interesses / necessidades dos alunos;
ii. Estar de acordo com o nível etário / cognitivo dos alunos;
iii. Ter caráter transdisciplinar;
iv. Abranger as competências transversais prioritárias do Projeto Curricular de Turma;
v. Favorecer a aquisição de competências sociais;
vi. Permitir um trabalho cada vez mais autônomo;
vii. Proporcionar a auto – avaliação.   

 
AVALIAÇÃO
 
i. Expressa-se de forma descritiva e é da responsabilidade do Conselho de Turma;
ii. É realizada bimestralmente, ou seja, não tem nota e sim, conceito (Não satisfaz, satisfaz, satisfaz bastante e excelente). Essa informação, o diretor de turma irá colocar no instrumental "registro de avaliação" , no espaço da menção.
 

INSTRUMENTAIS


DOSSIÊ

PORTFÓLIO

 

ENEM 2015